sábado, 2 de agosto de 2008

Considerações Sobre Quem Acaba de Nascer




"Mas o tempo é como um rio
Que caminha para o mar
Passa, como passa o passarinho
Passa o vento e o desespero
Passa como passa a agonia
Passa a noite, passa o dia
Mesmo o dia derradeiro"





Hoje fui visitar a pequena Ana Beatriz. Três dias de vida e sorri com uma expressividade que falta há muito nesse rosto comum e marcado. Sua mãe - linda pelo abatimento de dar à luz - e seu pai - um homem já, mas sorridente e cuidadoso como poucas crianças - não parecem cônscios do pequeno milagre estendido ali, sobre a cama. Seus grandes olhos escuros esquadrinham o quarto avidamente, como a achar tudo mágico, como a achar tudo lindo e como se fosse muito grave perder qualquer detalhe.Eu devia estar feliz com o nascimento da pequena, e estou. No entanto, uma espécie de nostalgia barata me assalta os pensamentos.
No meio dos risos, das recomendações, das trocas de fraldas, uma urgente constatação me assusta: o nascimento de Ana, uma sentença de vida, reforça minha crescente sentença de morte. Não faz muito tempo que as crianças éramos nós, eu e seu pai, nos conhecendo para jogar fliperama. Não faz muito tempo que éramos nós os embalados calmamente pelos braços cuidadosos da mãe orgulhosa.
Mais um sorriso da graciosa pessoinha, já satisfeita com o leite sorvido sôfregamente dos seios de mãe.Havemos de nos conformar. Cada vez que o tempo passar não olharemos mais nossos rostos ficando velhos e cansados, olharemos a pequena Ana Beatriz crescer e se tornar essa menina linda que com certeza será e isso tornará menos aflito o tic-tac do relógio.Ela, e todos os que nascerem daqui pra frente, trarão a certeza de que é necessário garantir um futuro melhor. Não seremos mais tão narcisistas nem preocupados com o nosso definhar. Nem amanhã, no aniversário de um colega em comum com o pai da menina, teremos claro que mais um ano se passou, com suas vicissitudes todas. Ana Beatriz existe, e o milagre se perpetua.

"Que a dor de nosso tempo
É o caminho
Para a manhã que em seus olhos se anuncia
Apesar de tanta sombra, apesar de tanto medo
Apesar de tanta sombra, apesar de tanto medo"
*Música "O Tempo e o Rio", de Edu Lobo e Capinam

4 Comments:

Bárbara Araújo Machado. said...

Imaginei que um dos links no blog do Hugo seria seu, e foi isso mesmo. Gostei, voltarei bastante.
Beijos!

Bárbara Araújo Machado. said...

Agora que eu fui encontrar seus comentários no meu blog e fiquei achando o meu altamente genérico e sem graça! hehehe
É incrível mesmo como a gente sabe tão pouco sobre as pessoas que nos cercam. Daí ser tão gostoso descobrir =)

Hudson Pereira said...

Bem, você acaba de me surpreender muito. Eu vejo as crianças como milagres sim, as amo, me sinto maravilhosamente bem no meio delas, e fico muito feliz em ver que vc tem esse tipo de sensibilidade. Fico FELIZ.

"Vida,vida
que sai do coração
Num sorriso de criança
encontrei a solução"

Darlan said...

Achei o seu blog pelo do Rodrigo... cheguei aqui e li o post mais recente. Depois que ver algumas coisas interessantes por aqui (Bethânia e Caio ^^) resolvi ler mais e gostei bastante, cara! Ótimo blog.

Abraço!!